Código: | MEMCN2008 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | BG | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências e Tecnologias | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Sílvia Cristina dos Reis Ferreira |
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Corpo docente: |
Helena Alexandra Graça Machado Moita de Deus |
Português
- Revelar conhecimento e compreensão de conteúdos de Biologia e Geologia.
- Reconhecer e utilizar discursos específicos da Biologia e Geologia.
- Mobilizar o conhecimento científico associado às respetivas áreas curriculares do Ensino Básico.
- Aprofundar conteúdos científicos recorrendo a fontes de informação diversificadas.
- Utilizar técnicas de observação, recolha e interpretação de dados empíricos diversificadas.
- Demonstrar e desenvolver competências de investigação de carácter experimental.
- Mobilizar o conhecimento científico na discussão de temas da atualidade.
- Reconhecer a complexidade técnica e a incerteza associada ao empreendimento científico.
- Desenvolver capacidades de questionamento e de pensamento crítico da realidade e dos saberes.
1. O sistema célula
- A evolução celular: células procariotas e eucariotas
- As biomoléculas
- Organização das células eucariotas: interação estrutura-função
- O funcionamento da célula: obtenção e armazenamento de energia (respiração celular, fermentação e fotossíntese); circulação da informação
- Níveis de organização biológica: da célula ao organismo
- Bioética e manipulação celular
2. Dinâmica da Terra
- Tectónica de placas e estrutura da Terra
- Processos geológicos: da geodinâmica interna à geodinâmica externa
- Diversidade de minerais e rochas; o ciclo das rochas
- Recursos geológicos: património geológico e sustentabilidade
Nesta unidade curricular, pretende-se que os estudantes aprofundem o seu conhecimento sobre conceitos de biologia e geologia e que simultaneamente desenvolvam competências de questionamento, pesquisa, seleção e análise de informação, utilizando fontes e recursos diversificados. Estas competências são essenciais para a atualização científica ao longo do seu futuro profissional e para o desenvolvimento do gosto e da curiosidade pelas ciências. A gestão dos conteúdos é feita tendo em consideração a discussão de temas e controvérsias sócio científicas muitas vezes associadas a temas de biologia e geologia. Privilegia-se igualmente o desenvolvimento de capacidades de processos científicos, nomeadamente as que estão associadas à realização de investigações de carácter experimental.
Utiliza-se uma metodologia de ensino-aprendizagem centrada no estudante, prevendo-se as seguintes situações de aprendizagem: leitura e compreensão de textos e documentos diversos; discussão orientada de temas; participação em debates presenciais e em fóruns on-line; elaboração de relatórios (discussão e comunicação de resultados); realização de atividades experimentais, de pesquisa e/ou investigações; realização de trabalho de campo.
As metodologias de ensino centram-se na atividade do estudante, tendo em consideração o seu futuro papel enquanto professor. Neste sentido, realizam-se atividades práticas diversificadas, envolvendo os estudantes na realização de experiências simples, investigações, saídas de campo, discussões e debates. A ciência será apresentada como um processo ativo de investigação e construção do conhecimento científico e não como um corpo acabado de conhecimentos. As metodologias de ensino-aprendizagens definidas permitem estimular o raciocínio crítico, a pesquisa de informação científica e de divulgação científica credível, apostando na formação dos futuros profissionais, não só ano nível da formação inicial, mas também da sua atualização contínua.
Os elementos de avaliação incidirão sobre as sessões de trabalho, os processos utilizados e sobre os produtos das atividades indicados a seguir:
- teste escrito individual (40%);
- teste teórico-prático individual (25%)
- relatório em pequeno grupo sobre algumas atividades práticas (25%);
- participação (10%).
Para avaliação contínua é obrigatória a frequência de 70% das aulas práticas.
Azevedo, C., & Sunkel, C. (2012). Biologia celular e molecular. LIDEL.
Bryson, B. (2013). Breve história de quase tudo. Lisboa: Bertrand Editora.
Costa, J. B. (1998). Estudo e classificação das rochas por exame macroscópico. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Galopim de Carvalho, A. (2011). Dicionário de Geologia. Lisboa: Âncora Editora.
Galopim de Carvalho, A. (2021). As pedras na ciência e na cultura. Lisboa: Âncora Editora.
Grotzinger, J., & Jordan, T. (2020). Understanding Earth. New York: Macmillan Learning.
Reece, J., Urry, L., Cain, M. Wassermen, S., & Minorsky, P. (2021). Campbell Biology. Menlo Park: Benjamin Cunmings.
Rosa, H. (Coord.) (2004). Bioética para as Ciências Naturais. Lisboa: Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.
Silva, J., & Silva J. (2011). Os elementos químicos e a vida. Lisboa: Instituto Superior Técnico.
Páginas online:
GeoPortal – Energia e Geologia. https://geoportal.lneg.pt/
USGS: Science for a changing world. http://www.usgs.gov
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